É com satisfação que expressamos que essa doação mantém vivo esse sentimento e essa solidariedade que são únicos, como os laços muito especiais de irmandade que existem entre nossos dois países, disse a Cônsul Geral de Cuba nessa metrópole do sul do Vietnã, Ariadne Feo Labrada.
Ao agradecer à cidade de Ho Ci Minh e à província de Binh Duong pela doação, a diplomata destacou que o apoio das autoridades políticas e estatais e do povo vietnamita ao seu país tem sido permanente e incondicional.
Também lembrou que, historicamente, o Partido Comunista, o governo e o povo cubano apoiaram a luta heroica dessa nação indochinesa por sua libertação e reunificação definitivas, bem como na reconstrução do país, devastado por décadas de guerra.
Destacou que um dos resultados da primeira visita do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, ao Vietnã no meio da guerra (setembro de 1973) foi a decisão de doar cinco grandes projetos de infraestrutura para apoiar seu desenvolvimento socioeconômico.
O Cônsul Geral na Cidade de Ho Chi Minh também fez alusão à recente entrevista dada pelo Presidente Miguel Díaz-Canel, na qual ele afirmou que Cuba está vivendo uma situação de tensão máxima, acentuada pela intensificação do bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos.
Sufocar a economia, provocar o colapso do país e fraturar a unidade entre a liderança do país e o povo são os objetivos dessa política hostil, que também se manifesta em constante perseguição financeira e uma enorme campanha subversiva na mídia, disse ele.
Hoje reafirmamos que Cuba não se renderá e continuará a lutar por sua autodeterminação sob a liderança do Partido Comunista, concluiu.
oda/mpm/bm