O presidente Andrés Manuel López Obrador emitiu um comunicado alertando a população, principalmente na região entre Acapulco e Técpan de Galeana, pois o furacão traz ventos muito fortes e chuvas extremas, e anunciou que o Plano DN-III já está em andamento, e o Plano da Marinha em coordenação com o governo do estado.
“Aceitem se mudar para abrigos, ficar em locais seguros: longe de rios, córregos, barrancos e ficar alerta, sem confiar em si mesmos. Também estamos aguardando, ambas as instituições acionaram os moradores devido à velocidade com que o furacão vem aumentando de intensidade” l.
A Proteção Civil ativou os protocolos de preparação em Acapulco, Guerrero, o governo nacional adota ações para salvaguardar a população mais vulnerável e seus bens e as autoridades verificam as propriedades que serão abrigos temporários para garantir serviços básicos e condições sanitárias adequadas.
A coordenadora nacional da Proteção Civil, Laura Velázquez, instruiu a implementação de uma missão de Ligação e Coordenação de Operações nos locais por onde passou o furacão.
Foram iniciadas visitas de fiscalização para identificar áreas de alto risco e comunicar à população residente nessas áreas as medidas preventivas que devem tomar para se manterem alerta.
Além disso, os imóveis que serão instalados como abrigos temporários são fiscalizados para garantir que tenham serviços básicos e condições sanitárias adequadas para abrigar a população que dele necessita.
A Coordenação Nacional de Proteção Civil apelou à comunidade para que implemente medidas de preparação e coopere com as autoridades nos planos familiares de proteção civil com a participação de vizinhos e amigos.
O Governo do México empreende ações decisivas para salvaguardar a população mais vulnerável e os seus bens, reafirmando o seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.
jha/lma/cm