A comemoração do Dia Internacional do Artista, no dia 25 de outubro, deve-se a uma figura universal, cujo aniversário de nascimento é comemorado nesta data: Pablo Picasso.
É um lembrete essencial em todo o mundo, não apenas na sua terra natal, Málaga, Espanha, mas em todo o mundo, sobre o que este pintor e escultor representa para a sociedade.
Picasso teve grande influência sobre outros grandes artistas de sua época e o aniversário homenageia o homem que foi o arquiteto, junto com o francês Georges Braque, do cubismo.
A origem deste dia em 2004 deve-se à iniciativa do canadiano Chris MacClure, especialista no estilo denominado Realismo Romântico, cuja obra o consagrou como um dos artistas mais relevantes daquele país e mais tarde oficializou-se no aniversário do autor de “Guernica” (1937), uma das criações emblemáticas dos espanhóis.
A vida é arte e num mundo polarizado, rodeado de stress, globalização e beligerância, os artistas são necessários para escapar à rotina.
Parece uma obrigação de nos transformarmos, de nos desinibirmos, de entrar em áreas relacionadas com a música ou qualquer uma das artes plásticas. Até a medicina está envolvida, terapeuticamente falando, ou quem nunca ouviu falar em musicoterapia, só para citar uma.
Este festival global pretende promover o talento de artistas locais e estrangeiros, e isso se traduz em obras de diversas áreas já mencionadas, estendidas à literatura, à dança, à poesia, à fotografia ou à Sétima Arte: o cinema.
Arte digital, arte em vidro, arte do grafite, outras artes antigas, como tatuagem ou atuação, este dia é voltado para eles.
A era moderna trouxe o impulso das tecnologias, impactando novas expressões e mais do que um sinal no calendário, é uma homenagem aos grandes mestres do passado.
A missão dos museus em todo o mundo envolve diversas amostras e exposições; são ministradas palestras e aulas de artes criativas; Da galeria às redes sociais, surgem novas formas e estilos. Tudo é válido para entreter os artistas.
Parafraseando Picasso: “Aprenda as regras como um profissional, para poder quebrá-las como um artista”.
mem/dpm / fav