O evento acontecerá de 2 a 5 de novembro e terá como foco a gestão de doenças cardiovasculares no contexto de múltiplas comorbidades, intervenções e tecnologias avançadas, uso de inteligência artificial, telemedicina, recursos limitados da ASEAN e colaboração com outros parceiros.
A importância deste fórum fala por si só pelo fato de as doenças cardiovasculares serem a principal causa de morte em todo o mundo, ceifando cerca de 19,5 milhões de vidas anualmente, um terço de todas as mortes por todas as causas.
Por outro lado, e de acordo com o relatório Global Burden of Disease de 2022, a incidência e a mortalidade por este tipo de doença estão a aumentar rapidamente nos países de baixo e médio rendimento, incluindo aqueles deste bloco regional onde cerca de quatro milhões de pessoas morrem anualmente. … devido a problemas cardiovasculares.
No caso do Vietnã, que desta vez será sede do congresso, os números oficiais indicam que as doenças cardiovasculares causam 33 por cento do total de mortes registradas todos os anos num país onde um em cada quatro adultos sofre de hipertensão.
jha/mpm / fav