La Paz, 26 de out (Prensa Latina) Autoridades governamentais, representantes de organizações sociais, do setor empresarial e jornalistas chegarão hoje a Cuba no voo semanal direto inaugural da Boliviana de Aviación (BOA) do departamento de Santa Cruz a Havana.
O diretor-geral da BOA, Rónald Casso, confirmou que, a partir desta quinta-feira, aquela companhia aérea ligará o aeroporto Viru Viru de Santa Cruz ao aeroporto José Martí da capital cubana.
“Vamos começar a voar para Caracas, na Venezuela, e Havana, em Cuba, dois destinos com uma característica mais ligada ao turismo, temos trabalhado com operadores turísticos desses países”, disse Casso.
Até agora, estes destinos eram externalizados, o que muitas vezes aumentava o preço dos bilhetes, e agora estes estão a diminuir, explicou a autoridade empresarial.
Em nota entregue à Prensa Latina, a BOA convidou todos os bolivianos a fazerem parte desta nova experiência.
Segundo fontes dessa corporação, após um evento em Viru Viru, o avião deverá decolar às 8h30, horário da Bolívia, e chegar ao terminal do aeroporto Boyeros, em Havana, às 15h, horário de Cuba.
Durante esta quinta-feira, decorrerão conversas entre representantes do setor empresarial dos dois países, foi noticiado.
Ao referir-se ao início destes voos em entrevista à Prensa Latina, o embaixador cubano na Bolívia, Danilo Sánchez, por sua vez, descreveu este acontecimento como “a notícia da notícia”.
“A abertura dessa rota será nesta quinta-feira, e a partir daí todas as quintas-feiras voará para Havana e regressará às sextas-feiras, é um sonho que trabalhamos há muitos anos”, confessou o diplomata a esta agência de notícias.
A aspiração, explicou, é que por meio dessa rota haja um maior intercâmbio bilateral de passageiros, e o BOA também trabalha para inseri-lo e conectá-lo com viajantes que viriam do Paraguai, Argentina, Brasil e certamente de algum outro país sul-americano.
Representantes do setor turístico boliviano disseram à Prensa Latina que a existência deste voo direto desde Havana abre uma perspectiva de realização de operações multidestinos em ambos os sentidos.
Segundo o programa previsto, o retorno deste voo de Havana ao país andino amazônico ocorrerá na sexta-feira às 02h00, horário de Cuba.
jha/jpm / fav