Os Cafeteros conquistaram uma vitória que deixou os mexicanos sem chance de avançar para a disputa do título e também confirmou automaticamente o Brasil em sua primeira disputa pela medalha de ouro na história do beisebol pan-americano.
A Colômbia arrasou os astecas com uma terceira entrada de cinco corridas que deu o tom do jogo e depois ampliou a vantagem que levou os mexicanos à disputa da medalha de bronze.
O titular Julio César Vivas (4.2IP, 2CL, 4H, 3K e 1BB) assinou o triunfo, estrelando um estouro ofensivo de doze rebatidas.
Esse sucesso coloca os vencedores em 1-1, depois de perderem na fase preliminar para os surpreendentes gigantes sul-americanos, a única equipe invicta na competição.
Os panamenhos, seus adversários de amanhã na data final da segunda rodada da competição, têm o mesmo recorde e quem vencer esse jogo terminará com duas vitórias e uma derrota, inacessível ao perdedor e ao México, que teria duas derrotas.
A nota mais marcante do beisebol nesse evento foi dada pelos brasileiros, que nunca haviam conquistado uma medalha em competições multiesportivas nas Américas e agora garantiram, no mínimo, uma medalha de prata.
Entre as decepções mais comentadas pela imprensa estavam a eliminação de Cuba na fase preliminar e a não classificação do México para a final, ambos com as melhores equipes da competição.
ro/nrg/mb