Em declarações à Prensa Latina, o alto funcionário destacou a presença de Cuba na XIII Reunião Regional do Comitê de Educação e Ação Cultural da América Latina e do Caribe (CECA LAC), que começou ontem no santuário de Pachacamac, um sítio arqueológico localizado no distrito de Lurín, na província de Lima.
Ele disse que a delegação cubana é muito bem recebida por suas contribuições científicas ao evento e pela maneira como conseguem comunicar seu patrimônio.
Especialistas do Museu Quisicuaba fazem parte do grupo da ilha caribenha que fará uma apresentação nesta sexta-feira sobre o trabalho educacional na comunidade de Havana, onde está sediado o projeto sociocultural Cabildo Quisicuaba.
Angeles Falcón destacou que os museus de hoje devem se preparar para a sustentabilidade e reafirmou que espaços como o XIII Encontro Regional motivam a busca coletiva por novos rumos e como avançar nesse sentido.
O Museu Pachacamac foi fundado em 1965 pelo etnólogo peruano Arturo Jiménez Borja, com o objetivo de preservar e exibir o material arqueológico recuperado durante as escavações realizadas por pesquisadores nacionais e estrangeiros no santuário de Pachacamac.
Atualmente, seus especialistas trabalham para aproximar a comunidade do patrimônio cultural por meio de pesquisa, conservação e exposição do monumento e dos materiais culturais recuperados.
mem/mml/ya/mb