Entre as categorias de visto, serão autorizados vistos de negócios, médicos e de conferência, informou o escritório do Alto Comissariado da Índia em Ottawa em um comunicado.
A decisão foi tomada após uma análise ponderada da situação de segurança após várias medidas tomadas pelas autoridades canadenses, informou a legação diplomática.
O Alto Comissariado da Índia em Ottawa e seus Consulados Gerais em Toronto e Vancouver suspenderam os serviços de visto em 21 de setembro devido às contínuas ameaças de violência e morte contra seus funcionários no país norte-americano.
O motivo foi a inação do governo canadense diante do incitamento à violência, que criou uma atmosfera que afetou o trabalho da embaixada e dos consulados indianos no país; portanto, os serviços de visto foram suspensos, explicou na época o porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores, Arindam Bagchi.
Da mesma forma, os laços entre os dois países estavam em seu pior momento após acusações não comprovadas do primeiro-ministro Justin Trudeau sobre o suposto envolvimento de autoridades indianas em ações violentas em solo canadense.
jha/lrd/bm