A ministra estadual da Saúde, Veena George, informou sobre o início de investigações em outros territórios para detectar a presença do vírus causador da doença mortal de Nipah, que recentemente manteve as autoridades de Kozhikode em suspense.
A este respeito, George alertou os trabalhadores do setor que devem permanecer vigilantes e alertas aos sintomas de infecções virais e instou-os a evitar comer frutas mordidas por pássaros e animais.
O ministro informou ainda que o Centro de Saúde Kerala-One para o estudo de Nipah, estabelecido na Faculdade de Medicina de Kozhikode, será num futuro próximo um instituto de investigação a nível estatal.
Em setembro passado, o distrito de Kozhikode viveu um surto da doença que causou a morte de duas pessoas dos seis pacientes detectados, incluindo um menino de nove anos.
Para a contenção, as autoridades decretaram o uso obrigatório de máscaras, o encerramento de autoridades educativas, parques e praias e o isolamento de pessoas próximas dos doentes às quais foram realizados testes laboratoriais para deteção do vírus.
Após as medidas, as autoridades conseguiram controlar a situação epidemiológica e preparam-se para declarar Kozhikode amanhã livre do vírus Nipah, quando já se passaram 21 dias sem novos casos desde a última infecção, afirmou George.
jha/lrd / fav