Os parlamentares Adji Kanoute, do Senegal; Catherine Hara, do Malawi; Túlia Ackson, da Tanzânia, e Marea Hagi, da Somália, são as propostas para substituir o português Duarte Pacheco, que termina o mandato.
A votação será o ponto alto do dia de encerramento, onde também serão aprovadas as resoluções elaboradas nesses dias de debates e apresentados os relatórios das reuniões realizadas desde o último dia 23 de outubro.
Na véspera, o debate geral do evento continuou, centrado na ação parlamentar pela paz, pela justiça e por instituições fortes.
Nas suas intervenções, os deputados manifestaram-se a favor do silêncio das armas onde quer que a guerra se manifeste atualmente, bem como a favor de uma solução negociada para os conflitos.
Além disso, a UIP apresentou o Prémio Cremer-Passy 2023, que foi atribuído ao Presidente do Parlamento de Tuvalu, Samuelu Pelitala Teo, que tem uma notável contribuição para a ação climática.
O representante de Tuvalu, país situado no sul da Oceania é constituído por um conjunto de nove ilhas e atóis, realizou um trabalho louvável na promoção da sensibilização para os efeitos das alterações climáticas, especialmente em pequenos Estados insulares como o seu.
Presidente do Parlamento desde 2019, aceitou o prêmio com humildade e nas suas breves palavras apelou a superarmos este fenômeno juntos para salvar o planeta, que é salvar todos os países.
npg/kmg/ls