Desde o lançamento no ano passado, o 5G cobre 97% das cidades e mais de 80% da população, disse o dignitário na inauguração da sexta edição do evento, que reúne delegados de 22 países em Nova Délhi até domingo.
Enfatizou que a política de seu governo se baseia na crença no poder da democratização em todos os setores, pois a tecnologia é o catalisador que acelera a transição para o desenvolvimento.
Por outro lado, Modi disse que a missão de semicondutores da Índia está progredindo com o objetivo de atender às demandas domésticas e às exigências globais.
Destacou a crescente demanda internacional pela experiência do país asiático na fabricação de telefones celulares.
Na ocasião do evento, o primeiro-ministro inaugurou 100 laboratórios relacionados ao 5G em instituições educacionais para incentivar o desenvolvimento de aplicativos que atendam às necessidades da Índia e de outros países.
De acordo com as autoridades, esse esforço promoverá a inovação em várias áreas socioeconômicas, como educação, agricultura, saúde, energia e transporte.
A iniciativa também é uma etapa fundamental na criação de um ecossistema acadêmico e de start-ups pronto para o salto do país para o 6G.
O India Mobile Congress 2023, a sexta edição do maior fórum de telecomunicações, mídia e tecnologia da Ásia, está sendo realizado sob o tema Inovação Digital Global para fortalecer a posição do país como desenvolvedor, fabricante e exportador de tecnologias de ponta, de acordo com o Gabinete do Primeiro Ministro.
npg/lrd/bm