O evento realiza-se sob o lema “Unir as nossas mãos para criar novas oportunidades de desenvolvimento para a paz e a prosperidade partilhadas na Ásia Oriental” em Yuxi, província de Yunnan, na China, no sudoeste do país.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Nongh Rong, lidera uma delegação do gigante asiático para a reunião, informou o Ministério das Relações Exteriores. Segundo o porta-voz Mao Ning, desde o seu lançamento, há 20 anos, o Fórum tem desempenhado um papel importante na promoção do intercâmbio e da cooperação entre os países deste mecanismo.
“Acreditamos que este Fórum contribuirá ativamente para impulsionar o desenvolvimento econômico regional, promover a integração econômica regional e construir uma Comunidade do Ásia Oriental mais resiliente, com uma força motriz interna mais forte”, acrescentou.
A Asean fez parceria com a China, o Japão e a Coreia do Sul na década de 1990 para fortalecer os laços e promover a cooperação na região.
O mecanismo tem funcionado em áreas como comércio, investimento, segurança, gestão de desastres, ciência e tecnologia, entre outras.
De acordo com a edição de julho do Gabinete de Investigação Macroeconômica Asean Mais Três, a região crescerá 4,6 por cento este ano, acima dos 3,2 em 2022.
mem/idm/hb