A cubana Arlenis Sierra, que conquistou a medalha de prata no contra-relógio feminino, tentará manter na estrada a coroa de quatro anos atrás.
Tetracampeão Pan-Americano de Estrada, o integrante do clube espanhol Movistar, primeiro escalão do ciclismo mundial, largará com sinal de favorito na prova, que está marcada para começar às 8h locais.
Os homens, por sua vez, terão como grande rival a vencer o equatoriano Richard Carapaz.
Campeão olímpico em Tóquio 2020 (2021) e monarca do Giro d’Italia em 2019, Carapaz é – de longe – o cavaleiro com maior pedigree na competição de Santiago, no Chile.
Segundo os organizadores, as competições “terão início e chegada na Plaza de la Aviación, Providencia, passando pela Plaza Baquedano e seguindo pela Avenida Santa María em direção a uma longa curva que os levará pelo Parque Metropolitano até a Pirâmide, retornando pela Avenida Andrés Bello”.
Precisamente, acrescentam, será no morro coroado pela Virgem Maria onde estará o porto, a 758 metros acima do nível do mar, especificamente na Plaza Antilén.
O percurso terá sete curvas para a prova feminina (122,5 quilômetros) e nove para a masculina (157,5).
Há quatro anos, nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, Arlenis Sierra e o argentino Maximiliano Richeze subiram ao topo do pódio da premiação.
mem/sim/hb