4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Congresso do Peru decide hoje viagem presidencial aos Estados Unidos

Congresso do Peru decide hoje viagem presidencial aos Estados Unidos

Lima, 30 out (Prensa Latina) O Parlamento peruano decidirá hoje se autoriza a viagem da presidente Dina Boluarte aos Estados Unidos, em meio a resistências que estendem setores políticos para além da esquerda e do chamado progressismo.

Pela extensão da oposição à viagem, poucos se atrevem a prever o resultado, principalmente porque muitos legisladores anunciaram que o presidente não deveria deixar o país, pelo que consideram fracassos nas três viagens ao exterior realizadas em menos de um ano de governo.

A falta de agendas e resultados transcendentes destas viagens deixaram o Parlamento, a imprensa e a percepção pública com a convicção de que Boluarte deveria abster-se de novas saídas do país.

Ministros e outras vozes que pedem aprovação da autorização, de 1º a 4 de novembro, argumentam que desta vez há um conteúdo concreto, a Cúpula Inaugural de líderes da Aliança das Américas pela Prosperidade Econômica (APEP), uma nova tentativa de Washington para criar um bloco após mais de uma falha.

Para o deputado Flavio Cruz, do partido esquerdista Peru Libre, a viagem, mesmo incluindo uma audiência privada com o presidente Joseph Biden, carece de significado “quando há ocupações aqui que deveriam ser atendidas pela presidência”, disse.

Os graves problemas econômicos, políticos e de insegurança foram invocados pela legisladora progressista Ruth Luque para avançar o seu voto contra.

Os congressistas de extrema direita Norma Yarrow, Jorge Montoya e César Cueto, que costumam votar a favor das autorizações de entrada de tropas norte-americanas e são considerados amigos de Washington, também anunciaram que votarão contra a viagem.

Os analistas Oscar Vidarte e David Sulmont concordaram que a viagem é viável, mas apontam que os cidadãos poderiam considerá-la impertinente e o segundo destacou que daria às pessoas a impressão de que o presidente “está fugindo dos problemas locais”.

O jornalista César Campos escreveu no jornal conservador Expreso que é compreensível a reação de protesto e de irritação à nova viagem presidencial, mas também questiona possíveis objetivos geopolíticos da reunião convocada por Washington.

Ele menciona que a reunião que Washington está convocando é “a enésima tentativa de Washington de alinhar seu quintal no xadrez geopolítico que disputa com a República Popular da China”, recentemente destacado por uma reivindicação dos Estados Unidos ao Peru pela magnitude da crise chinesa.

jcm/mrs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES