O evento será realizado às 19:00, horário local, no teatro do Museo Nacional de Bellas Artes, em Havana, onde as peças serão ouvidas em sua forma mais acadêmica, interpretadas por vozes líricas e instrumentistas cubanos de destaque, de acordo com um comunicado à imprensa emitido pelo diretor artístico Helson Hernández.
As melodias selecionadas para esse programa refletem a profundidade da alma haitiana, sua força interior e sua capacidade de encontrar a beleza, mesmo nos momentos mais sombrios de sua história, informa a fonte.
O público poderá apreciar peças em sua maioria desconhecidas dos cubanos, como canções folclóricas harmonizadas pelos compositores Werner Jeagerhuber e Julio Racine, melodias clássicas inspiradas nas tradições haitianas pelo compositor e violonista Frantz Casséus e canções populares de Ansy Dérose.
Convidarão à reflexão e a um envolvimento mais próximo com o povo dessa nação antilhana em sua luta contínua por justiça social e dignidade humana.
Cada uma dessas composições é um fragmento da história e do patrimônio cultural do Haiti, resume o comunicado à imprensa.
mem/dla/bm