Embora um juiz federal tenha entrado com uma ação de infração contra a Stability AI, ele rejeitou o restante da reclamação, de acordo com o portal The Hollywood Reporter.
Artistas que processam criadores de arte generativa de IA encontraram um obstáculo neste processo inédito sobre o uso não autorizado e não compensado de bilhões de imagens baixadas da Internet para treinar sistemas com tecnologia de IA generativa.
O juiz distrital dos EUA, William Orrick, decidiu ontem que os processos por violação de direitos autorais não podem avançar contra Midjourney e DeviantArt, concluindo que as alegações são “falhas em vários aspectos”.
Entre as questões estão se os sistemas de IA que eles usam realmente contêm cópias de imagens protegidas por direitos autorais usadas para criar obras infratoras e se os artistas podem justificar a violação na ausência de material idêntico criado pelas ferramentas de IA.
As ações judiciais contra as empresas por infração, direito de publicidade, concorrência desleal e quebra de contrato foram rejeitadas, embora provavelmente sejam reafirmadas, segundo o The Hollywood Reporter, que acompanha o novo processo judicial.
mem/dla/ls