Gil chegou à capital no domingo, vindo da República do Congo, depois de participar da Cúpula das Três Bacias sobre Ecossistemas de Biodiversidade e Florestas Tropicais, e também visitará Ruanda, Uganda e Egito como parte de uma turnê pelo continente.
No dia anterior, ele se reuniu com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Demeke Mekonnen, e enfatizou que os dois lados estão em um estágio ideal para dar o próximo passo na direção de intercâmbios bilaterais, prevendo reuniões com vários ministérios.
A esse respeito, ele explicou que eles concordaram em lançar em breve a primeira Comissão Conjunta Etiópia-Venezuela para alcançar áreas de cooperação, como o transporte aéreo, considerando um acordo entre a Ethiopian Airlines, uma das companhias aéreas mais poderosas do mundo, com a companhia aérea de bandeira venezuelana Conviasa e conectar a América Latina com a África.
Também convidou o Ministro do Turismo da Etiópia, Seleshi Girma, para participar da Feira de Turismo da Venezuela no final de novembro.
Por sua vez, Mekonne disse que era hora de aprofundar as relações tradicionais e históricas com a Venezuela e elogiou seu apoio consistente e baseado em princípios em fóruns multilaterais.
lam/nmr/bm