“É um prazer dar as boas-vindas a S. Exa. o Sr. Yván Gil, Ministro do Poder Popular para Relações Exteriores da República Bolivariana da #Venezuela @_AfricanUnion
Comissão. Tivemos uma conversa proveitosa sobre nossos interesses comuns e nos comprometemos a fortalecer e expandir a parceria existente”, escreveu Nsanzabaganwa em seu site de rede social X, antigo Twitter.
Gil também foi recebido nesse dia pelo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, em uma visita oficial ao país africano para fortalecer as relações e a cooperação bilaterais.
O chefe da diplomacia venezuelana chegou à capital no domingo, vindo da República do Congo, depois de participar da Cúpula das Três Bacias sobre Ecossistemas de Biodiversidade e Florestas Tropicais, e, como parte de uma turnê pelo continente, ele também visitará Ruanda, Uganda e Egito.
No dia anterior, ele se reuniu com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Demeke Mekonnen, e enfatizou que os dois lados estão em um estágio ideal para dar o próximo passo na direção de intercâmbios bilaterais, prevendo reuniões com vários ministérios.
A esse respeito, ele explicou que eles concordaram em lançar em breve a primeira Comissão Conjunta Etiópia-Venezuela para alcançar áreas de cooperação, como o transporte aéreo, considerando um acordo entre a Ethiopian Airlines, uma das companhias aéreas mais poderosas do mundo, com a companhia aérea de bandeira venezuelana Conviasa e conectar a América Latina com a África.
Por sua vez, Mekonne disse que era hora de aprofundar as relações tradicionais e históricas com a Venezuela e elogiou seu apoio consistente e baseado em princípios em fóruns multilaterais.
lam/nmr/bm