Segundo o porta-voz Wang Wenbin, ambos os países “são bons amigos que caminham juntos e bons camaradas com objetivos comuns”.
“A China está disposta a trabalhar em conjunto com Cuba para aproveitar esta visita como uma oportunidade para aprofundar as relações amistosas especiais entre a China e Cuba na nova era e construir conjuntamente uma comunidade China-Cuba com um futuro partilhado”, acrescentou.
Wang acrescentou que a estadia de Marrero dá continuidade aos intercâmbios de alto nível entre as duas nações e mencionou em particular as últimas reuniões entre os presidentes Miguel Díaz-Canel e Xi Jinping.
O primeiro-ministro chegará amanhã ao gigante asiático com uma agenda que deverá estender-se até 9 de novembro.
O primeiro-ministro caribenho deve participar da abertura, no dia 5 de novembro, da VI Exposição Internacional de Importação da China (CIIE 2023), em Xangai, bem como de fóruns de negócios e encontros com empresários do gigante asiático.
Além disso, como parte da sua agenda, estão previstos diálogos com as principais autoridades do governo e do Partido Comunista da China.
Recentemente, ambos os países realizaram a XXX Sessão da Comissão Intergovernamental, que validou a natureza especial dos laços bilaterais.
O vice-primeiro-ministro de Cuba, Ricardo Cabrisas, realizou uma visita de trabalho ao gigante asiático, durante a qual co-presidiu a Comissão e assinou acordos de cooperação em diversos setores.
Os acordos incluem “a cooperação em setores prioritários de interesse mútuo, como a biotecnologia, as fontes de energia renováveis, a produção alimentar, o turismo, as comunicações de informação, a indústria açucareira, os transportes e o comércio, entre outros”, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Havana e Beijing celebraram recentemente 63 anos de relações diplomáticas, embora os laços históricos entre os dois países remontem ao século XIX.
Cuba foi o primeiro país do Hemisfério Ocidental a estabelecer relações com a República Popular da China, fundada em 1949 pelo líder Mao Zedong.
mem/idm/cm