25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fim do bloqueio a Cuba, uma reivindicação que cresceu nos EUA

Fim do bloqueio a Cuba, uma reivindicação que cresceu nos EUA

Washington, 1 nov (Prensa Latina) Mais de uma centena de resoluções aprovadas que pedem o fim do bloqueio a Cuba atestam hoje o sentimento de rejeição de diferentes setores dos Estados Unidos a um cerco unilateral que ultrapassa seis décadas.

Cerca de 90 conselhos municipais, conselhos distritais, legislaturas, conselhos escolares, conselhos trabalhistas, sindicatos e outras organizações pediram ao presidente nos últimos anos e, recentemente, ao presidente Joe Biden que acabasse com o bloqueio.

A mais recente manifestação de apoio a Cuba foi apresentada na segunda-feira por 25 legisladores do estado de Nova Iorque, liderados pelo senador Jabari Brisport, que exortaram a Biden a por fim “ao cruel e injustificado bloqueio econômico contra Cuba”.

Os legisladores assinaram uma carta ao presidente, também dirigida ao líder da maioria no Senado federal, o democrata nova-iorquino Charles Schumer, na qual pedem ação imediata.

A reivindicação também pede a reversão das restrições impostas pela administração Donald Trump (2017-2021), incluindo a designação infundada do então presidente de que Cuba é um suposto “Estado Patrocinador do Terrorismo”.

Em 22 de junho de 2023, o Conselho da Cidade de Nova Iorque aprovou uma resolução pedindo “ao Congresso e ao Presidente dos Estados Unidos” que acabassem com esta política de asfixia.

Mas resoluções semelhantes foram formalmente aprovadas em Baltimore, Boston, Chicago, Cleveland, Hartford, Helena, Minneapolis, New Haven, Pittsburgh, St. Paul, Washington, DC e muitas outras cidades dos Estados Unidos.

Da mesma forma, as legislaturas estaduais do Alabama, Illinois, Michigan e Minnesota também endossaram resoluções que apelam ao fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto ao país caribenho.

Há três anos, Biden prometeu “reverter rapidamente as políticas fracassadas de Trump que causaram danos ao povo cubano e nada fizeram para promover a democracia e os direitos humanos”.

Todos os anos, desde 1992, durante mais de três décadas, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução anual apelando ao fim do bloqueio econômico que os Estados Unidos impuseram à ilha de Cuba, acrescentaram.

Segundo a ONU, e o consenso esmagador da opinião mundial, a necessidade de por fim ao bloqueio é mais urgente do que nunca, devido às crises alimentares e de combustíveis globais que impactaram negativamente Cuba e, em particular, devido aos danos econômicos desta política. Isso totalizou 154,220 bilhões de dólares a preços correntes.

Além de acabar com o bloqueio, pedimos que os Estados Unidos se juntem este ano ao resto do mundo e votem a favor da resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, concluíram.

Nos dias 1 e 2 de novembro será debatida e votada novamente uma resolução sobre o relatório apresentado por Cuba sobre a necessidade de acabar com este cerco unilateral.

jha/dfm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES