Nesse sentido, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, participou na quarta-feira da abertura de terra de uma dúzia de programas de infraestrutura, avaliados em US$ 784 milhões.
Os novos desenvolvimentos incluem o aeroporto internacional da cidade, que deverá estar totalmente operacional em dezembro do próximo ano.
O novo aeródromo, com uma área total de 347 hectares e uma pista de pouso de três mil metros de comprimento e 45 metros de largura, tem um orçamento de 4,2 trilhões de rupias indonésias (263 milhões de dólares ou 249 milhões de euros).
Widodo enfatizou a importância do aeroporto para acelerar a mobilidade dos funcionários para a nova capital, localizada no sudeste da ilha de Bornéu, e para tornar a cidade mais acessível para o resto do arquipélago.
Durante sua estada, o presidente indonésio, que chegou a Nusantara na terça-feira e permanecerá lá por uma semana, também promoverá outros projetos, como uma estrada com pedágio e a construção de um hospital, entre outros, com um valor combinado de Rp 12,5 trilhões (784 milhões de dólares ou 742 milhões de euros).
A construção da cidade, programada em cinco fases e a ser concluída em 2045, tem um orçamento estimado em US$ 32 bilhões, que é dividido entre investimentos públicos e privados.
mem/rfc/bm