Durante o dia, eles discutirão a transformação em andamento do modelo de imprensa e apresentarão os resultados da eleição do presidente da organização para o período de 2023-2028, entre outras atividades, incluindo a entrega de prêmios.
Na reunião, que começou no dia anterior no Palácio de Convenções de Havana, os profissionais da mídia discutiram as transformações necessárias para enfrentar o intenso cerco da mídia contra a Revolução Cubana e maneiras de contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento da nação.
Sob o lema Mudanças sim, mudanças revolucionárias, três comissões de trabalho analisaram questões como o papel da imprensa cubana no contexto de uma sociedade em rede, o desenvolvimento profissional e o treinamento de jornalistas, bem como a adaptação da Upec aos desafios do século XXI.
Também foram apresentados o Relatório Central sobre o trabalho realizado desde 2018, o relatório das comissões, o Mapa de Comunicação com a Imprensa e o lançamento do livro Anatomias do jornalismo cubano, de Flor de Paz, entre outras atividades.
Os delegados também aprovaram os Estatutos e o Código de Ética da organização.
rgh/evm/bm