23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Beijing rejeitou novas sanções dos EUA contra empresas chinesas

tpsancionesChina

Beijing rejeitou novas sanções dos EUA contra empresas chinesas

Beijing, 3 nov (Prensa Latina) A China rejeitou hoje as últimas sanções dos EUA contra empresas chinesas e pediu a esse país que não abuse do poder estatal para reprimir empresas do gigante asiático.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, reiterou a oposição às medidas de Washington, que insistem em “ampliar demais o conceito de segurança nacional”.

Segundo o porta-voz, os Estados Unidos reimpuseram sanções unilaterais às empresas chinesas sob o pretexto de uma questão “relacionada com a Rússia” num curto período de tempo, o que é um típico ato de coerção econômica e ação de intimidação unilateral.

“O lado norte-americano deve corrigir imediatamente as suas irregularidades e parar de tentar conter e reprimir as empresas chinesas”, sublinhou.

Além disso, sublinhou que Beijing tomará as medidas necessárias para salvaguardar os direitos e interesses legítimos das empresas deste país asiático. Estas novas tensões surgem no meio de um contexto de aproximação bilateral precedido pela visita de altos funcionários da Casa Branca à China e pela agenda do Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, em Washington.

Ambos os lados concordaram em “trabalhar juntos para uma reunião” entre os presidentes Xi Jinping e Joe Biden este mês, mas isso não significa que a reunião seja garantida.

Segundo Wang Wenbin, “o caminho para o consenso de São Francisco não é fácil e não pode ser deixado no piloto automático”.

O porta-voz citou o Ministro dos Negócios Estrangeiros a alertar que “os dois lados devem regressar seriamente ao que foi acordado na cimeira de Bali, implementar verdadeiramente o consenso dos dois chefes de Estado, eliminar interferências, ultrapassar obstáculos, melhorar o consenso e acumular resultados” tendo em vista dessa reunião bilateral.

As relações bilaterais atravessam o pior momento da sua história devido à guerra econômica contra o gigante asiático, às divergências sobre o conflito na Ucrânia e no Oriente Médio e à interferência norte-americana nos assuntos internos, como a questão de Taiwan.

Os Estados Unidos impuseram uma nova ronda de sanções a 130 empresas e indivíduos da Turquia, China e Emirados Árabes Unidos para impedir o acesso da Rússia a ferramentas e equipamentos alegadamente ligados ao conflito na Ucrânia.

mem/idm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES