Num encontro em Nova Deli com o chefe de Estado da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, Shobha Karandlaje, Favaro, que também é responsável pela pecuária e pelo abastecimento alimentar, sublinhou que o combate à fome é o foco principal da nação sul-americana.
Ele também expressou o desejo do seu governo de trabalhar ainda mais com a Índia para erradicar este mal global através da transferência de tecnologia, partilha de conhecimentos e esforços cooperativos.
Ele enfatizou que o Brasil e a Índia podem encontrar soluções padronizadas para os desafios comuns que enfrentam hoje.
Já Favaro destacou que o Brasil prioriza a proteção ambiental dentro de seus objetivos de aumentar a produção de alimentos e o comércio internacional.
Explicou que como estratégia nacional, o aumento da produção alimentar e a expansão das terras agrícolas foram planeados sem recurso à desflorestação ou danos ao ambiente.
Como parte da reunião, soube-se que o Brasil espera receber os interesses e demandas específicas da Índia para que ambos os países possam atendê-los em nível institucional.
Também foi ratificada a vontade do país sul-americano de abrir o seu mercado a vários produtos agrícolas indianos e acelerar as negociações relacionadas com medidas sanitárias e fitossanitárias (MSF) para facilitar o comércio.
A delegação brasileira estendeu um convite oficial à Índia para a próxima presidência do Grupo dos 20 (G20) em 2024, e seus membros compartilharam ideias sobre suas melhores práticas agrícolas, incluindo o uso da irrigação por gotejamento, bem como a importância da colaboração na produção de frutas.
Como resultado, foi levantada a possibilidade de formar um grupo de trabalho conjunto entre o Departamento de Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores e o Departamento de Pecuária e Laticínios para facilitar discussões futuras mais eficientes.
As partes concordaram em desenvolver planos para compilar pontos com potencial para fortalecer a colaboração.
Entretanto, a Ministra de Estado da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia manifestou a sua satisfação pela visita da delegação brasileira que, destacou, irá fortalecer ainda mais a crescente cooperação bilateral no setor agrícola.
Ele previu um comércio agrícola florescente entre ambas as nações e reconheceu o processamento de alimentos, o agronegócio e a investigação, e o desenvolvimento agrícola como áreas para a promoção desse ramo.
Karandlaje garantiu que a Índia dará todo o seu apoio ao Brasil para uma presidência bem-sucedida do G20.
Por fim, saudou a criação pelo país sul-americano de um grupo de trabalho, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que está alinhado com os Princípios de Alto Nível do Deccan sobre Segurança Alimentar e Nutricional propostos por Nova Deli durante o seu mandato do bloco.
jha/lrd/ls