A reunião discutirá a invocação da Fase 4 do Plano de Ação de Resposta Gradual (GRAP) para fortalecer as restrições antipoluição em meio à deterioração da qualidade do ar que passou para a categoria grave na quinta-feira.
Segundo o CAQM, o índice médio de qualidade do ar (ICA) de Deli era de 475 na manhã desta sexta-feira no país do sul da Ásia, considerado perigoso pelos especialistas, e a sua rápida deterioração, além do nevoeiro, reduziu a visibilidade para 600 metros em Safdarjung e 500 metros em Palam.
Na quinta-feira, Noida registrou um índice de 695, tornando-se a cidade mais poluída da Índia.
Da mesma forma, as autoridades da capital indicaram o encerramento das escolas primárias privadas e públicas.
O quarto nível do GRAP, que é invocado quando o ICA ultrapassa 450, contém medidas que incluem a proibição da entrada de camiões em Deli, bem como de atividades de construção em auto-estradas e estradas.
Após uma avaliação abrangente do estado da qualidade do ar, das previsões meteorológicas e dos dados do índice de qualidade do ar, os especialistas afirmaram que a situação deverá piorar.
A poluição atmosférica resulta da presença de substâncias nocivas que afetam a saúde humana e o ambiente.
Entre suas causas estão o uso de venenos na agricultura, como inseticidas e pesticidas; a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e outros combustíveis; fumaça industrial, que emite monóxido de carbono, hidrocarbonetos e outros produtos químicos; e gases de escape de veículos, como fonte de monóxido de carbono.
Alguns dos efeitos na população são doenças respiratórias, como asma, bronquite e cancro do pulmão; cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e doenças cardíacas; distúrbios neuropsiquiátricos, como depressão e ansiedade; bem como irritação nos olhos e doenças de pele.
jha/lrd/ls