Muitos se perguntam quem é essa representante da mulher salvadorenha que abriu caminho em um país de forte conteúdo sexista.
Neste dia 5 de novembro celebrará mais um ano de vida, onde será lembrada a sua participação como médica, cientista, consultora, funcionária pública e educadora, numa vida repleta de reconhecimentos à escala nacional e internacional, incluindo 11 Honoris Causa em diferentes universidades de América latina.
Rodríguez nasceu neste dia de 1922 em San Salvador e foi a primeira mulher no país a se formar como Doutora em Medicina pela Universidade de El Salvador (UES), onde deu importantes contribuições ao desenvolvimento acadêmico e científico, bem como na esfera política do país.
Em homenagem a esta mulher, a universidade inaugurou uma escultura na Plaza Minerva, entrada principal do Campus Universitário Central, ao lado da estátua do Doutor Fabio Castillo Figueroa e de outros reitores antes dela.
Suas conquistas, seus cargos, suas contribuições são inúmeras em países como Argentina, Peru, Brasil, México, República Dominicana, Venezuela, Cuba, Haiti e Estados Unidos, entre outros, onde atuou como autoridade internacional.
Como Ministra da Saúde (2009-2014), seus compatriotas se lembram dela por promover a Reforma Sanitária Integral para El Salvador.
Especialista em Saúde Pública com projeção internacional na Organização Pan-Americana da Saúde, Reitora da Faculdade de Medicina da Universidade de El Salvador, Reitora da Universidade de El Salvador e Ministra da Saúde de El Salvador são facetas de uma atuação que marcou sua vida e que hoje a tornam motivo de orgulho para os seus compatriotas.
mem/lb/cm