Venceremos também entregou uma carta à missão dos EUA na qual condena veementemente a imposição a países soberanos de medidas ilegítimas de coerção econômica, contrárias ao direito internacional.
A carta afirma que o bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba aplicado pelos Estados Unidos há mais de 60 anos custa ao povo cubano mais de 400 milhões de dólares por mês.
Particularmente desumanas são as medidas para minar a educação e os cuidados de saúde de Cuba, incluindo as missões médicas estrangeiras que proporcionaram à humanidade uma experiência única na luta contra epidemias e desastres naturais, observou a nota.
Manter e reforçar o bloqueio é duplamente desumano nas condições em que o país tem que superar as terríveis consequências das crises internacionais e dos desastres naturais, afirma a carta do grupo Venceremos.
Por fim, na carta entregue à sede diplomática dos Estados Unidos em Moscou, afirma-se que apoiam plenamente a exigência da maioria absoluta da comunidade mundial, expressa pela trigésima primeira vez em 2 de novembro de 2023, com o voto de 187 países da ONU.
mem/gbfa/cm