5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Começa a campanha Venezuela Todo em defesa da Guiana Esequiba

Começa a campanha Venezuela Todo em defesa da Guiana Esequiba

Caracas, 6 nov (Prensa Latina) Com o lema Venezuela Todo, milhares de venezuelanos se mobilizarão hoje em todo o país no início da campanha nacional em defesa da Guiana Esequiba.

A cruzada que se inicia hoje vai abranger todo o mês de Novembro e até sexta-feira, 1 de Dezembro, domingo, dia 3, vai votar no referendo consultivo daquele espaço territorial, para o qual estão convocados um total de 20.694.124 eleitores.

Durante o fim de semana, foram criados comandos de campanha em diferentes territórios desta nação sul-americana, que devem abranger os 24 estados e 335 municípios como parte da estratégia para que todos os venezuelanos conheçam as cinco questões da consulta popular e seus objetivos.

O presidente Nicolás Maduro escreveu diversas mensagens na rede social Nosso Essequibo”.

“No dia 3 de dezembro votámos sim cinco vezes!”, sublinhou o presidente.

O chefe da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, também exortou o povo na véspera a votar afirmativamente na consulta popular.

“Vamos Venezuela, pátria amada!”, escreveu o legislador no seu relato X, em referência às questões aprovadas pelo Conselho Nacional Eleitoral que serão submetidas ao escrutínio público através de votação direta e secreta.

O chefe do comando de campanha nacional Venezuela Todo também pediu para não permitir que o Governo da Guiana “tire de nós o que nos pertence por direito e por história para entregá-lo à Exxon Mobil”.

Rodríguez afirmou que as autoridades guianenses recusaram em múltiplas ocasiões o diálogo convocado pelo Executivo venezuelano, em conformidade com o Acordo de Genebra de 1966, que estabelece a resolução da controvérsia territorial através do diálogo.

Na semana passada, o primeiro vice-presidente do Partido Socialista Unido (PSUV), Diosdado Cabello, valorizou como essencial a participação de todos os venezuelanos no referendo.

Afirmou que o PSUV se opõe à intenção da Guiana de assumir esse território e entregá-lo a empresas transnacionais, e sublinhou que tudo a oeste do rio Essequibo pertence à Venezuela.

Em setembro passado, a Assembleia Bolivariana aprovou por unanimidade a realização de eleições, as 30ª em 24 anos de Revolução, para que o povo pudesse votar direta e secretamente na Guiana Esequiba, um território de quase 160 mil quilômetros quadrados.

gas/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES