De acordo com uma declaração do gabinete de Modi, o dignitário indiano expressou sua profunda preocupação com os “incidentes terroristas, a violência e a perda de vidas civis”.
Também reiterou a posição consistente e de longa data da Índia sobre a questão Israel-Palestina, e o presidente iraniano compartilhou sua avaliação da situação, segundo a nota.
Os dois líderes enfatizaram a necessidade de evitar uma escalada, garantir assistência humanitária contínua e a rápida restauração da paz e da estabilidade, de acordo com o texto oficial.
Eles também analisaram e avaliaram positivamente o progresso da cooperação bilateral multifacetada.
Modi e Raisi também expressaram sua satisfação com o foco e a prioridade dados ao porto de Chabahar, no Irã, para melhorar a conectividade regional.
Concordaram em permanecer em contato devido ao seu interesse comum na paz, segurança e estabilidade regionais, conclui a mensagem do Gabinete do Primeiro Ministro da Índia.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyan Jaishankar, teve uma discussão semelhante com seu colega iraniano, Hussein Amir Abdollahian.
Em uma conversa telefônica, os dois ministros das Relações Exteriores concordaram sobre a importância de evitar uma escalada e fornecer apoio humanitário.
Um relatório recente da ONU afirma que mais de 1,5 milhão de palestinos fugiram de suas casas na Faixa de Gaza após um mês de bombardeio israelense, que matou quase 10.000 pessoas e feriu cerca de 22.000.
mem/lrd/bm