O aumento da carga de trabalho, que em muitas áreas rurais envolve atendimento de emergência de plantão 24 horas por dia, está causando estresse severo e esgotamento, disse Neil Pothier, diretor de um hospital de animais em Digby, à CTV News.
As pessoas estão em um ponto em que não sabem o que fazer. E já existe uma alta taxa de suicídio em nossa profissão no país, o que é assustador”, disse ele à agência de notícias.
Pothier, que já perdeu vários colegas por suicídio, disse que a saúde mental dos veterinários foi afetada por um aumento pandêmico no número de animais de estimação e pela escassez de tecnólogos, técnicos e veterinários disponíveis para trabalhar.
Dados de pesquisa coletados em 2020 sugerem que os veterinários no Canadá eram muito mais propensos a pensar em suicídio em comparação com a média das pessoas.
O estudo, publicado no Journal of the American Veterinary Medical Association, descobriu que 26,2% dos 1.403 veterinários pesquisados tiveram pensamentos suicidas nos 12 meses anteriores.
Enquanto isso, Trevor Lawson, presidente da Veterinary Medical Association (Associação Médica Veterinária), indicou que a eutanásia de animais tem um grande impacto sobre a saúde mental dos funcionários, que geralmente criam laços duradouros com os animais de estimação que cuidam e com seus donos.
Além disso, Jewett disse que um fator de estresse adicional é a “crise moral” ligada à realidade financeira de operar uma clínica veterinária e exigir que os clientes paguem.
Se o cliente não tem recursos financeiros para cobrir o tratamento, é uma sensação terrível para os veterinários e a equipe”, explicou.
rgh/adr/glmv