Ao deixar os trabalhos em aberto, o chefe do Legislativo, Vuong Dinh Hue, explicou que o requerimento durará dois dias e meio e conta, pela primeira vez, com a presença de representantes dos conselhos populares das províncias e cidades centralizadas.
O âmbito do conteúdo das interpelações, disse, é muito amplo e diz respeito a 21 áreas, incluindo questões importantes que refletem todos os aspectos da vida socioeconômica e são de grande preocupação para o povo e eleitores.
A apresentação dos relatórios aos deputados foi iniciada pelo Vice-Primeiro-Ministro Tran Luu Quang, que afirmou que nos últimos tempos o Governo tem-se concentrado em orientar os ministérios, sucursais e localidades para implementar as resoluções da Assembleia Nacional sobre supervisão temática e outras questões, conseguindo muitos resultados positivos.
Reconheceu, no entanto, que a execução de algumas tarefas continua lenta e não cumpre os requisitos estabelecidos por inúmeras razões objetivas e subjetivas, razão pela qual continuam a demorar a ser concluídas.
De acordo com o sítio Web do Parlamento vietnamita, os deputados observaram que o investimento em ciência, tecnologia e inovação continua modesto e que a qualidade da educação, formação e formação profissional disponível ainda é limitada.
Por outro lado, o desenvolvimento cultural ainda é lento em comparação com o desenvolvimento econômico, a escassez local de medicamentos, equipamento e material médico não foi completamente superada e o número de trabalhadores que perderam os seus empregos e reduziram o seu horário de trabalho aumentou a nível local, enquanto a força de trabalho do setor informal continua numerosa.
Além de Tran Luu Quang, os presidentes do Supremo Tribunal Popular, Nguyen Hoa Binh, e da Suprema Procuradoria Popular, Le Minh Tri, bem como o Auditor Geral do Estado, Ngo Van Tuan, apresentarão relatórios ao Legislativo.
A sexta sessão da Assembleia Nacional do Vietnã teve início no dia 23 de outubro e prolonga-se até 28 de novembro, dividida em duas etapas, a primeira das quais terminará no dia 10.
jf/mpm/ls