De acordo com o Diario Libre, Guzman disse que toda uma estrutura deveria ser mobilizada nas comunidades desde o início do ano para evitar situações complexas como a atual.
Ela descreveu a estratégia seguida para tentar controlar o surto como “lamentável” e disse que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é responsável, por meio das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UNAP), por oferecer às comunidades uma série de serviços, inclusive de prevenção.
O ex-ministro disse que a situação epidemiológica no país caribenho seria diferente se o Ministério da Saúde, em coordenação com o Vice-Ministério da Saúde Coletiva, o Serviço Nacional de Saúde e a UNAP, tivessem agido em conjunto.
O governo anunciou há vários dias uma campanha nacional contra a dengue, que inclui fumigação, palestras educativas e visitas de casa em casa.
As autoridades insistem que a população deve ir aos centros de saúde aos primeiros sinais da infecção viral, como febre e dor de cabeça, pois a doença pode evoluir para formas graves.
rgh/mpv/glmv