Falando do aeroporto de Ostend para o carregamento de um carregamento humanitário para Gaza, o comissário esloveno disse que é necessário um grande aumento na quantidade de ajuda entregue aos palestinos.
Lenarcic observou que 500 caminhões entraram na passagem de Rafah desde o início da crise, há quatro semanas, o mesmo número de caminhões que chegavam diariamente à Faixa antes da escalada.
O comissário, portanto, solicitou que as medidas necessárias fossem adotadas para permitir o acesso dos agentes humanitários a toda a Faixa de Gaza para ajudar as pessoas necessitadas, onde quer que estejam, e não apenas no sul do enclave.
Pressionaremos as partes para que introduzam as medidas necessárias, podemos chamá-las de cessar-fogo, pausas ou janelas, para garantir acesso garantido e irrestrito, argumentou ele, enfatizando que isso não era opcional, mas uma obrigação das partes em conflito.
Também pediu a suspensão das restrições à entrega de gasolina aos palestinos, insistindo que ela é extremamente necessária para os geradores que operam hospitais ou usinas de energia.
A situação no Oriente Médio se deteriorou drasticamente após a infiltração de militantes do movimento radical palestino Hamas no território israelense a partir da Faixa de Gaza em 7 de outubro.
O Hamas descreve o ataque como uma resposta às ações israelenses contra a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.
mem/amp/bm