Segundo o relatório do grupo Google e das empresas Temasek e Bain & Company, o valor bruto das mercadorias do país indochinês poderá atingir uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 20 por cento, passando de 30 bilhões de dólares em 2023 para quase 45 bilhões em 2025.
A análise prevê ainda que o Vietnã continuará a ocupar essa posição em 2025 e aponta que o crescimento da sua economia digital se baseará basicamente em dois domínios: o comércio eletrônico e o chamado turismo online.
A este respeito, salienta que o comércio electrónico na nação indochinesa aumentou 11 por cento de 2022 a 2023, enquanto as reservas de viagens online aumentaram 82 por cento e devem atingir uma taxa composta de crescimento anual de 21 pontos percentuais de 2023 a 2025.
Outros setores que continuam a crescer e a ajudar a promover a economia digital do Vietnã são os setores dos transportes e da alimentação (serviços de entrega de alimentos) e das comunicações, enquanto os serviços financeiros digitais são também os que mais crescem na região.
oda/mpm / fav