O índice que registra os níveis de toxicidade no ambiente, ICA, confirmou que permanecem esta quarta-feira níveis nocivos de poluição em Nova Deli, devido à elevada concentração no ar de partículas nocivas à saúde.
Na véspera, o Supremo Tribunal da Índia ordenou aos governos de Punjab, Deli, Uttar Pradesh e Rajastão que parassem com a queima de restos agrícolas para controlar a situação, o que suscitou alarme entre os especialistas.
Devido à gravidade da situação, o tribunal ordenou o fim das disputas políticas sobre o tema e o foco em salvar a vida da população.
Soube-se que esta quarta-feira, as administrações dos distritos de Noida e Ghaziabad, afetados por grave poluição, suspenderam as aulas presenciais nas escolas.
A Comissão de Gestão da Qualidade do Ar mantém ativas medidas de emergência para melhorar o panorama ambiental nestes territórios, em Nova Deli e Gurugram.
Estas ações consistem na proibição da entrada ou circulação de camiões e veículos, com exceção dos que transportam produtos essenciais, prestam serviços básicos ou que operam com energia elétrica.
Da mesma forma, a cessação das atividades de construção e demolição.
Condições climáticas desfavoráveis, a queima de resíduos agrícolas e os ventos de noroeste de baixa velocidade transportam poluentes para Deli, detalhou o Ministério indiano do Ambiente, Florestas e Alterações Climáticas.
oda/lrd / fav