O primeiro, referente ao Antigua GFC de 29 anos, marcou na noite do sábado o único único êxito de sua equipe local contra os campeões da edição anterior Xelajú MC.
Do Deportivo Achuapa, o cafeteiro de 35 novembros recém cumpridos se foi sem marca há alguns dias na derrota de seu time por 2-3 frente ao Malacateco, a qual lhe deu a ponta do torneio Municipal, com 25 unidades.
Deste modo, o capitão José Carlos Martínez segue com sete êxitos ao não jogar no fim da semana no departamento de Huehuetenango por decisão do técnico argentino Sebastián Bini devido a contar com três cartões amarelos.
O paraguaio Pedro Báez (Deportivo Malacateco), que como o segundo tem sete gols, teve a chance de colar ou superar os dois artilheiros líderes anteriores a Guastatoya, mas o goleiro rival Adrián De Lemos, arrancou o grito de gol.
Com cinco marcações aparece um pelotão de atletas: os guatemaltecos Erick Lemus e Luis Alfredo Túnchez (Deportivo Achuapa), Gabriel García (Mixco), o argentino Matías Rotondi (Municipal) e o mexicano Ángel López (Malacateco).
Na data 16 do Abertura, no sábado as 15h, horário local, Bradley tentará se separar quando jogue em casa no Estádio Pensativo da cidade colonial contra o Xinabajul Huehue.
Quiñones nesse dia, ao mesmo tempo tendo o apoio do Deportivo Achuapa frente ao sempre difícil Comunicaciones, no duelo de terceiro e quarto da tabela, com 23 e 22 pontos, respectivamente.
Municipal, frente ao Antigua com 24 pontos, destaca-se como o primeiro classificado (de oito) para próxima rodada e só espera ratificar que é o melhor time do Abertura 2023 quando sair no clássico da capital.
Los Rojos receberão em seu estádio El Trébol oos Cremas de Comunicaciones no sábado 18 deste mês as 15, horário local, enquanto terminavam no mesmo mesmo patamar no domingo 26 contra Coatepeque.
Ao pódio de clubes com mais títulos na Guatemala integra Comunicaciones FC (31), CSD Municipal (31) e Aurora FC (oito), todos desta cidade. Detrás está Xelajú MC (campeão defensor), graças a suas seis luas.
oda/znc/cm