O Vietnã ainda tem muito espaço para o desenvolvimento urbano, sublinhou Thanh Nghi, apontando que este indicador na nação indochinesa atinge apenas 42,6 por cento.
Falando na sessão plenária do Fórum “Vietname Sustainable Urban Development 2023”, o alto governante chamou também a atenção para a necessidade de ter a melhor preparação nos próximos tempos para que as áreas urbanas possam promover o seu papel socioeconómico.
Thanh Nghi lembrou que numa das suas resoluções o Bureau Político do Partido Comunista do Vietnã afirmou que a urbanização é inevitável e o motor do desenvolvimento; além disso, acrescentou, contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
O Ministro da Construção apelou ainda a garantir a qualidade e o nível de concentração económica das infraestruturas com vista ao cumprimento do programa de ação governamental, que estabelece o objetivo de formar uma cadeia de áreas urbanas conectadas dinâmicas e inteligentes no país até 2030 com a região e o mundo.
Os especialistas participantes no fórum, afirmou a agência noticiosa VNA, sublinharam a necessidade de gerir o desenvolvimento de um sistema de infraestruturas urbanas síncrono, interligado e adaptativo e resiliente face às alterações climáticas.
jf/mpm / fav