O Laguito do Círculo Militar de Caracas será desta vez o cenário adequado para acolher o grande festival cultural cujo lema é “A leitura nos reúne” e que é abraçado e complementado pelo slogan trazido pelos colombianos de “Elogio da Hospitalidade”.
Este ano, a Filven terá uma grande variedade de iniciativas, incluindo conferências profissionais, fóruns, encontros de promoção da leitura, atividades académicas e festivais, entre outras.
O ministro venezuelano da Cultura, Ernesto Villegas, declarou à imprensa que esta edição da Feira do Livro terá mais de 70 atividades artísticas, 80 dedicadas ao pavilhão infantil e juvenil, e outras 150 entre fóruns, conferências e debates.
Terá ainda 200 apresentações de livros, 500 atividades presenciais, 200 notícias editoriais da plataforma de livros do Ministério da Cultura e 70 de diferentes editoras nacionais e estrangeiras.
Entre os livros a serem apresentados estarão “Uma vida, muitas vidas”, do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; “Pirata”, do venezuelano Luis Brito García; “Crônica dos Sete Dias na Palestina”, de Jehad Yousef; “As reportagens na Venezuela de Gabriel García Márquez”, da editora Saber, entre outras.
A XIX Feira prestará homenagem ao dramaturgo e jornalista Armando Carías, e postumamente a Carmen Delia Bencomo e Domingo Alberto Rangel, ambos escritores nacionais centenários.
Também reconhecerá o trabalho da editora Hermanos Vadell Editores em seu meio século de existência e da Biblioteca Nacional pelos seus 190 anos, enquanto o Amazonas, no centro-sul do país, será o estado homenageado.
Entre os parabenizados estão também dois escritores palestinos, o poeta e contador de histórias recentemente assassinado em Gaza pelos ataques israelenses, Heba Abu Nada, e a romancista Adania Shibli, que foi proibida de receber um prêmio na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
A Colômbia trará para Filven uma grande representação cultural e editorial, chefiada pelo Ministro da Cultura, Juan David Correa, e escritores, romancistas, editores e expoentes do livro como Wilder Guerra, Sandro Romero, Luis Fernando Trejos, Beatríz Elena Rovido, entre outros.
jha/jcd / fav