Elaborados pelo jornalista Mariano David Vázquez, os textos visam detalhar e alertar sobre as intenções de Washington de subjugar o povo da região, o que foi afirmado pelo ex-presidente norte-americano James Monroe em mensagem ao Congresso e resumido na frase América para os americanos.
Durante a apresentação do segundo volume, Backyard Rebellion A resistência dos trabalhadores à Doutrina Monroe, a secretária de formação da CTA-A, Mónica Dalia, destacou a sua importância em analisar os processos que decorrem no continente, estudar o presente e questionar as mensagens dos meios de comunicação hegemônicos com um olhar crítico.
Por sua vez, o sociólogo e ex-ministro da Presidência da Bolívia Juan Ramón Quintana destacou que o material ajuda a compreender como o imperialismo norte-americano implanta a estrutura de intervenção e desenvolve estratégias sobre nossos países para submetê-los e saqueá-los constantemente.
Por sua vez, a Secretária de Cultura, Direitos Humanos e Debates Acadêmicos da Embaixada de Cuba na Argentina, Magda Arias, garantiu que a luta contra o imperialismo deve nascer de um profundo conhecimento da história.
Além disso, considerou fundamental estudar para evitar o cumprimento das intenções de dominação que contemplam a eliminação da memória das sociedades.
mgt/gas/ls