Em declarações à imprensa, o deputado informou que a comissão especial criada pelo presidente do Congresso Nacional, Luis Redondo, apresentou ao procurador-geral interino, Joel Zelaya, cópias de documentos verificados sobre casos de corrupção com alto impacto na vida nacional .
Acrescentou que foi apresentado ao MP o número de processo dos processos, além dos dados com os quais as investigações poderão ser acompanhadas, uma vez que tais documentos são denúncias encontradas naquela entidade, cujo processo de investigação foi arquivado pelas autoridades anteriores.
A deputada hondurenha especificou que entre os casos estão a reeleição ilegal do ex-presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, a compra de caminhões de bombeiros e o relacionado com as zonas de emprego e desenvolvimento econômico (Zede), entre outros.
Além disso, destacou o arquivo associado à entidade hoje conhecida como unidade fiscal especializada contra redes de corrupção (Uferco), o que demonstra que, apesar do trabalho verificado em casos de redes corruptas como Pandora, Arca Abierta e outras, os ex-procuradores realizou ações administrativas destinadas a reduzir as capacidades da Uferco.
‘São casos que ficaram lá no Ministério Público sem dar o devido acompanhamento e sem apresentar os respectivos requisitos fiscais’, explicou o vice-presidente do Legislativo, Hugo Noé Pino.
npg/ybv/glmv