«(…) Até ao momento mobilizamos 4 mil 882 bombeiros florestais e 53 unidades militares em todo o país, conseguindo apagar 128 incêndios no país», afirmou o dignitário na sua conta X (antigo Twitter).
Informou que o combate às chamas está a decorrer por via terrestre e aérea, contando com a participação de sete helicópteros que já realizaram 625 descargas de água.
Especificou que graças a uma operação com a participação de 80 bombeiros florestais das Forças Armadas, foi controlado o incêndio que se espalhou pela comunidade indígena de Buena Vista, município de San Buenaventura, no departamento de La Paz.
‘Continuamos monitorando a área para dar segurança à nossa população indígena. Além disso, em coordenação com o Centro dos Povos Indígenas de La Paz, entregamos mais de 46 toneladas de ajuda humanitária às famílias afetadas”, acrescentou Arce numa publicação.
A pasta da Defesa indicou que as unidades militares mobilizadas pertencem ao Exército, à Marinha e à Força Aérea Boliviana.
Cerca de 15 processos-crime já foram instaurados pela Autoridade Florestal e Territorial (ABT) e seis pessoas continuam em prisão preventiva como suspeitas de provocarem incêndios florestais, confirmou esta Segunda-feira o diretor daquela instituição, Luis Flores.
Ele descreveu em entrevista à emissora Bolivia TV que oito desses autos processuais correspondem ao departamento de Santa Cruz, cinco ao departamento de La Paz, um a Beni (com prisão preventiva) e um a Chuquisaca.
Explicou que existem outras denúncias, mas tais casos aguardam a correspondente intimação do Ministério Público.
Ele ressaltou que o órgão regulador emitiu mais de 400 autuações por queimadas ilegais em todo o país.
Desde 1º de agosto deste ano, está em vigor a Resolução Administrativa 77/2023 da ABT, que proíbe queimadas e desmanchamentos em todas as comunidades, municípios, províncias e departamentos do país.
O Sistema de Informação e Monitorização Florestal informou que até às 10h30, hora local, desta segunda-feira existiam 6 mil 636 focos de calor em todo o território nacional.
npg/jpm/glmv