O Ministério da Cultura indicou em comunicado que o acordo foi assinado na cidade de Tormes pelo chefe dominicano Milagros Germán e pelo reitor da universidade, Ricardo Rivero Ortega.
A cátedra leva o nome de um dos ilustres intelectuais da nação caribenha (1884-1946), autor de obras tão significativas como ‘As correntes literárias na América Hispânica’, e suas atividades estão integradas ao Departamento de Literatura Espanhola da Universidade de Salamanca.
O acordo visa promover a reflexão, o estudo e a divulgação das ciências humanas e sociais.
É uma plataforma que permitirá expor o resultado do conhecimento e do saber acumulado no imaginário durante séculos, o que é relevante por ser implementado em conjunto com a instituição de ensino superior mais antiga de Espanha e a terceira da Europa, afirmou o Ministério Dominicano.
Para a sua implementação, disse, está prevista a cooperação entre actores culturais e académicos e o estabelecimento de colaborações com instituições de ensino e ONG.
Destacou que a amplitude de possibilidades oferecidas pela Cátedra Pedro Henríquez Ureña de Estudos Dominicanos representa um passo significativo no processo de promoção e difusão da cultura nacional, além de suas fronteiras.
A referida Cátedra é a primeira de uma universidade na Espanha, dedicada ao estudo da literatura da nação caribenha.
npg/mpv/glmv