Como parte da reunião, que será concluída amanhã, o chefe da diplomacia angolana também participará da 46ª sessão do Conselho de Ministros ACP-União Europeia na capital samoana de Apia, de acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores.
Ele também participará da cerimônia de assinatura do Acordo de Associação entre a Oeacp e a União Europeia, além de discutir questões administrativas e financeiras que dificultam o funcionamento normal da instituição.
Angola assumiu a presidência rotativa do bloco em 2022 para um mandato de três anos.
A Oeacp reúne 1,5 bilhão de pessoas de três continentes e 79 países, o que a torna uma força significativa no concerto das nações.
Devido ao seu escopo, o bloco é chamado a desempenhar um papel fundamental na construção de um mundo de paz e segurança, na defesa do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento econômico e social de todos os países.
Criado pelo Acordo de Georgetown em 1975, seus principais objetivos são o desenvolvimento sustentável de seus Estados membros e sua integração progressiva à economia mundial, o que implica dar prioridade à redução da pobreza e estabelecer uma nova ordem mundial mais justa e equitativa.
lam/kmg/bm