Valdés Mesa revelou o significado especial do carinho recebido na África, em referência a um encontro realizado ontem à noite com organizações de solidariedade e ganenses formados em Havana.
“(…) Esta noite no Gana ratificou esse sentimento e quantos outros nos unem àqueles que defendem a nossa Pátria aqui. Foi emocionante ouvir os formandos ganenses na Ilha sobre o que aprenderam conosco”, escreveu ele na sua rede social X, antigo Twitter.
Da mesma forma, abordou os efeitos negativos do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos Estados Unidos durante mais de 60 anos contra Cuba e, nesse sentido, agradeceu ao Gana o seu apoio na última votação contra essa política unilateral no Nações Unidas.
Por sua vez, representantes de organizações de solidariedade e graduados do país caribenho confirmaram que a África sempre acompanhará a causa cubana, a sua solidariedade e humanismo.
Um representante dos graduados em Cuba apresentou um reconhecimento ao vice-presidente cubano em agradecimento pela sua formação.
Neste dia, Valdés Mesa prestará homenagem a Kwame Nkrumah (1909-1072), um dos líderes políticos da independência do país africano, reunir-se-á com a brigada médica cubana e com o presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, entre outras atividades, segundo fontes oficiais.
A digressão, que decorre até dia 22, inclui Guiné-Bissau, Ruanda e Etiópia.
A delegação oficial cubana também é integrada pela Primeira Vice-Ministra da Saúde Pública, Tania Margarita Cruz Hernández, e pelo Subdiretor Geral de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Ángel Villa Hernández.
lam/rmn/ls