15 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Internacional Progressista expressou apoio ao Governo de Honduras

Xiomara-Castro1

Internacional Progressista expressou apoio ao Governo de Honduras

Tegucigalpa, 14 nov (Prensa Latina) A Internacional Progressista, organização que defende os movimentos de esquerda, expressou seu apoio ao Governo de Honduras, liderado pela presidente Xiomara Castro, informou hoje aqui.

Um comunicado divulgado na véspera por aquela organização indica que, após três dias de diálogo com cidadãos, comunidades, deputados e funcionários do Executivo hondurenho em permanente resistência e contra as chamadas zonas de emprego e desenvolvimento econômico (ZEDE), estes privatizam soberania nacional.

Acrescentou que tais efeitos são semelhantes aos do golpe de Estado de 2009, que privou o povo hondurenho dos seus direitos à autodeterminação e causou 12 anos e sete meses de destruição à segurança, prosperidade e soberania do país.

Ele destacou o excepcional escândalo de corrupção pública e privada dos Zedes, chamando-o de “abuso autoritário dos direitos mais sagrados do povo hondurenho pelos sórdidos e mesquinhos interesses piratas de empresas estrangeiras”.

Afirmou que o verdadeiro nome do ZEDE é “novo colonialismo corporativo” e representa uma violação da soberania hondurenha e dos direitos sociais, econômicos e ambientais dos seus cidadãos.

Segundo a delegação internacional de diplomatas, parlamentares, analistas e especialistas que trabalharam na capital hondurenha no último fim de semana, os Zedes constituem uma ameaça não só para o país centro-americano, mas para todos os povos da América Latina e do Caribe.

Neste sentido, concordaram em construir o movimento internacional de resistência para Honduras e convocar aliados de todo o mundo para contribuir na luta atual pela refundação democrática do país dos pinheiros.

Da mesma forma, concordaram em acompanhar Honduras na presidência pro tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos que assumirá no próximo ano, entre outras ações.

O projeto Zedes foi aprovado aqui em 2013, e em junho de 2021 recebeu o aval do Supremo Tribunal de Justiça.

Em abril do ano passado, o Congresso Nacional de Honduras revogou a lei sobre a criação destas zonas, após forte pressão social e política.

lam//ybv/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES