Na reunião, realizada no Palácio das Nações da ONU no contexto da XLIV sessão do Grupo de Trabalho da Revisão Periódica Universal, UPR, os painelistas apresentaram, a partir de suas diversas competências, os avanços alcançados pela nação caribenha em termos de promoção e proteção dos direitos humanos. .
Da mesma forma, partilharam as suas experiências acadêmicas ou de trabalho comunitário em questões fundamentais como a atualização da legislação do país, a concepção e implementação de políticas públicas sobre gênero, a luta contra o racismo e a discriminação racial, a concretização da liberdade religiosa e de crenças, entre outras assuntos.
A reunião serviu também para reiterar à comunidade internacional a firme denúncia do impacto devastador do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, que constitui uma violação flagrante e sistemática de todos os direitos humanos do seu povo.
Como parte do seu programa de atividades em Genebra, representantes da sociedade civil cubana reuniram-se com especialistas do Alto Comissariado para os Direitos Humanos.
Amanhã terá lugar a apresentação de Cuba perante o mecanismo de Revisão Periódica Universal dos direitos humanos, com a participação e acompanhamento da sociedade civil cubana.
ro/evm