“Construir um modelo de saúde preventiva nunca será prejudicial. Essa é a recomendação central da Organização Mundial da Saúde. Nunca impedir o roubo de dinheiro público será prejudicial. Algumas pessoas que estão acostumadas a roubar do tesouro acham prejudicial que isso não seja feito”, enfatizou Petro em sua conta na rede X.
Ele lembrou, referindo-se à posição da oposição, que “eles nunca disseram nada quando os paramilitares pegaram os recursos públicos das EPSs que eram de sua propriedade para assassinar colombianos”.
Um total de 82 artigos dos 143 contidos no projeto de lei já foi aprovado, o que significa um progresso nessa proposta do governo cujo objetivo é garantir uma oferta de serviços de saúde adequada às necessidades da população e financiada de forma eficiente e transparente.
O Projeto de Lei da Reforma da Saúde, apresentado à Câmara dos Deputados em 13 de fevereiro, busca aprimorar e fortalecer o Sistema Geral de Saúde da Previdência Social e garantir a prestação de serviços como um direito universal. Ele propõe saúde para toda a vida, por meio de um sistema preventivo e preditivo.
Entre outros aspectos, ela prevê a criação de uma rede de Centros de Atenção Primária em todo o país, com foco na medicina preventiva e preditiva, que oferecerá atendimento ambulatorial, atendimento de emergência, hospitalização, reabilitação, exames laboratoriais e programas de saúde pública.
jha/otf/bm