Espera-se também que a reunião discuta os desafios impostos pelos desenvolvimentos globais e novas maneiras de manter o impulso gerado pela aspiração comum de uma ordem mundial mais inclusiva, representativa e progressiva, informou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
A reunião será realizada em formato virtual com o tema Juntos pelo crescimento para todos, com a confiança de todos e incluirá 10 sessões ministeriais definidas nos setores de relações exteriores, educação, finanças, meio ambiente, energia, saúde e comércio, de acordo com a nota oficial.
Organizada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, a abertura será feita no nível de chefes de estado e de governo, assim como a cerimônia de encerramento, que terá como tema Global South: Together for a Future. A Índia organizou a primeira Cúpula de Voz do Sul Global nos dias 12 e 13 de janeiro deste ano, com a participação de 125 países, também em formato virtual, para compartilhar suas perspectivas e prioridades em uma plataforma comum, lembrou o Ministério das Relações Exteriores.
Durante a presidência do G20, a Índia trabalhou para garantir que as preocupações do Sul Global recebessem a devida atenção e que suas prioridades fossem levadas em conta na busca de soluções para os desafios globais mais urgentes, enfatizou.
oda/lrd/bm