Havana é um destino obrigatório para o viajante, especialmente na parte antiga da cidade. Um lugar de muitos encantos, com ruas estreitas, prédios antigos, contradições de passagem, mas sempre um encanto na superfície, daí sua supremacia no setor turístico cubano.
Agora, neste ano de 2023, volta a ter 504 anos, pois foi fundada em 16 de novembro de 1519, e sua beleza se impõe diante das dificuldades.
Localizada a 23 graus e nove minutos de latitude norte e 82 graus e nove minutos de longitude oeste, essa referência de GPS agora oferece aos turistas a possibilidade de marcar a precisão de uma imagem tirada entre suas ruas, museus e locais de interesse.
Havana como um todo cobre 732 quilômetros quadrados e tem 15 municípios, nove dos quais são totalmente urbanos, dos quais 4,5 quilômetros quadrados compreendem a parte antiga, a mais interessante (2,5 quilômetros quadrados são os mais visitados).
É uma cidade colorida e muito musical, rítmica, empório da mundialmente famosa salsa, hoje o trono indiscutível do filho. Suas ruas revelam, especialmente na parte antiga, a razão pela qual a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade em 1982.
As cores também vibram de certa forma e os contrastes de claro e escuro nos cantos, combinando com os prédios de antigamente, formam uma guirlanda que é a inspiração perfeita para pintores e escultores, especialmente fotógrafos.
Como um todo, a capital tornou-se tornou um centro turístico de vitalidade absoluta, por onde passa a maioria dos turistas da ilha vindos de todas as partes do mundo.
Possui atrações e valores históricos, monumentais e culturais, bem como paisagens marinhas com sua baía e castelos que outrora defenderam a cidade de ataques estrangeiros, como piratas e a marinha inglesa. Ela também oferece interesses arqueológicos, naturais e esportivos, uma grande parte das áreas turísticas e links para outros locais em áreas e regiões próximas ou distantes.
No entanto, seu povo é a espinha dorsal, a essência das tradições, o incentivo para continuar a trajetória de famílias estabelecidas há muito tempo, quando esta cidade era simplesmente um punhado de fundadores, uma Havana do passado, do presente e do futuro.
mem/rfc/mb