A DGC, através da sua Direcção de Grandes Contribuintes e PME, explicou às pequenas empresas recentemente constituídas sobre as licenças, prazos e requisitos para exportar do país, tanto por via aérea como por via marítima.
Também detalhou os acordos comerciais que a República Dominicana mantém com as diferentes áreas geográficas, bem como os serviços que podem ser canalizados através da Janela Única de Comércio Exterior e da plataforma de serviços digitais da DGA.
Nabila Varela, gerente geral de Gestão de Serviços para Grandes Contribuintes e PMEs, explicou que o objetivo do programa é formar uma mesa de trabalho e suporte personalizado aos exportadores.
“O objetivo é claro: fazer com que os aviões que chegam cheios saiam cheios”, acrescentou Varela.
Por sua vez, Juan Vicens, responsável pelo Despacho em 24 Horas, comprometeu-se, em nome da DGA, a apoiar as MPME a colocarem os seus produtos no estrangeiro ou a aumentar o fluxo de mercadorias que já enviam.
Os especialistas explicaram o programa ‘Exportar Mais’, iniciado em Outubro de 2021 com o objectivo de promover as exportações e com elas o crescimento económico das empresas nacionais.
Salientaram que até ao momento 109 empresas usufruíram do referido programa, que podem despachar as suas mercadorias num dia ou menos, por pertencerem ao programa Despacho 24 Horas, e realizarem os trâmites aduaneiros de forma automatizada.
Através da Exporta Más foram transportados cerca de 103.050 contêineres, além de outras mercadorias enviadas a granel devido ao seu menor tamanho.
ro/mpv/glmv